Rejeição 531 - Total da BC ICMS difere do somatório dos itens

Essa rejeição é comum em casos no qual a nota fiscal sofre muitas alterações durante o processo de emissão, podendo causar divergência dos dados preenchidos.

Como ocorre?

"Total da BC ICMS difere do somatório dos itens": isso significa que o valor total da Base de Cálculo do ICMS, conforme calculado pelo emissor do documento fiscal eletrônico, não está conferindo com a soma dos valores individuais de Base de Cálculo do ICMS informados para cada item no documento.

Para resolver essa rejeição, você deve revisar os valores informados nos itens do documento fiscal e garantir que a soma desses valores seja igual ao valor total da Base de Cálculo do ICMS indicado no documento.

A Base de Cálculo do ICMS é o valor sobre o qual o imposto é calculado. Ela é obtida multiplicando-se a quantidade de mercadorias pelo preço unitário, acrescido de despesas acessórias, como frete e seguro, se aplicável.

Como corrigir?

Para corrigir essa rejeição, não é necessário revisar e calcular manualmente cada item da nota fiscal. Geralmente, esse problema surge quando há alterações nas regras de emissão durante o preenchimento da nota.

Para resolver, basta remover os itens que foram adicionados, escolher a regra correta de emissão e adicionar novamente os itens à nota. Ao fazer isso, os totais serão recalculados automaticamente, permitindo que a nota fiscal seja emitida corretamente.

Last updated