Rejeição 531 - Total da BC ICMS difere do somatório dos itens

Essa rejeição é comum em casos onde a nota fiscal sofre muitas alterações durante o processo de emissão, o que pode ocorrer em divergência dos dados preenchidos

Como ocorre

Total da BC ICMS difere do somatório dos itens": Isso significa que o valor total da Base de Cálculo do ICMS, conforme calculado pelo emissor do documento fiscal eletrônico, não está batendo com a soma dos valores individuais de Base de Cálculo do ICMS informados para cada item no documento.

Para resolver essa rejeição, você deve revisar os valores informados nos itens do documento fiscal e garantir que a soma desses valores seja igual ao valor total da Base de Cálculo do ICMS indicado no documento.

A Base de Cálculo do ICMS é o valor sobre o qual o imposto é calculado. Ela é obtida multiplicando-se a quantidade de mercadorias pelo preço unitário, acrescido de despesas acessórias, como frete e seguro, se aplicável.

Como corrigir

Para corrigir essa rejeição não irá precisar abrir item por item para calcular manualmente o valor.

Normalmente quando isso ocorre indica que foi feita alguma alteração nas regras de emissão no momento do preenchimento da nota fiscal

Para corrigir será necessário apenas remover os itens adicionados, e ao selecionar a regra correta adicionar novamente os itens dentro da nota.

Dessa forma os totais da nota vão ser recalculados e a sua nota fiscal será emitida corretamente.

Last updated