Rejeição 863: Total do IPI devolvido difere do somatório dos itens

A rejeição 863 acontece na emissão da nota de devolução e não foi informado o imposto devolvido no campo correto The v i p i devol field’s is requerid

Devolução de mercadorias e o preenchimento do IPI na NF-e

Sabemos que, ocasionalmente, pode ser necessário realizar a devolução de mercadorias, seja de itens recebidos ou vendidos. O preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de devolução pode gerar dúvidas, especialmente no que se refere ao valor do Imposto Devolvido. No entanto, não há motivo para preocupação, pois estamos aqui para auxiliar você nesse processo!

Como informar o valor do IPI devolvido no campo “Imposto Devolvido”?

Quando a NF-e original possui incidência de IPI, a devolução tem como objetivo anular os efeitos da operação anterior, devolvendo o mesmo valor, base e alíquota de IPI da operação original.

Quais empresas têm que informar em campo próprio?

Para empresas que operam sob o Regime Normal, seja no Lucro Real ou Lucro Presumido, e para contribuintes do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o valor do IPI devolvido deve ser destacado no campo próprio denominado "vIPI" na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de devolução.

É importante considerar as informações relativas ao Código de Situação Tributária (CST), ao enquadramento e à alíquota aplicada na operação original ao preencher a NF-e. Esses detalhes garantem que o imposto devolvido seja calculado corretamente, refletindo as condições tributárias da transação anterior

IPI Devolvido no campo Imposto Devolvido

Quando preencher o campo "Imposto Devolvido"?

  • Para empresas do Simples Nacional ou não contribuintes do IPI, o valor total do IPI deve ser informado no campo "Imposto Devolvido" (tag vIPIDevolv).

  • Se sua empresa é do Simples Nacional; ou

  • Se sua empresa não é contribuinte do IPI;

  • Ao gerar uma devolução ao fornecedor ou uma devolução de venda; ou

  • Ao gerar uma Remessa de Produto utilizando um CFOP de devolução.

Dica importante:

Os valores preenchidos no campo "Imposto Devolvido" serão somados ao valor total da nota e serão demonstrados apenas no XML da NF-e, não sendo exibidos no PDF da NF-e.

Estamos aqui para te auxiliar em todo o processo! Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em nos contatar.

Last updated