Rejeição 806: Operação Com ICMS-ST Sem Informação Do CEST

Essa rejeição indica que houve uma operação com ICMS Substituição Tributária (ICMS-ST), mas a informação do CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) não foi fornecida.

Como ocorre?

Quando um produto é cadastrado sem preencher o campo do Código Especificador da Substituição Tributária (CEST), a emissão de uma nota fiscal processa a tributação normalmente. No entanto, se a tributação do produto envolver Substituição Tributária (ST), a nota será rejeitada por falta do CEST.

O CEST é um código numérico de sete dígitos essencial para classificar e identificar mercadorias sujeitas à Substituição Tributária do ICMS, sendo obrigatório em produtos enquadrados nessa categoria de tributação.

O usuário pode consultar o manual do contribuinte para identificar informações importantes, incluindo exceções às regras tributárias.

Como corrigir?

Para garantir que sua nota fiscal seja autorizada corretamente, é essencial incluir o campo CEST no cadastro do produto. Você pode obter este código com seu fornecedor, que geralmente o fornece junto ao NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Se o produto já está cadastrado com o NCM correto, é provável que o CEST também esteja incluído.

Após adicionar ou atualizar o CEST no cadastro do produto, selecione o produto na nota fiscal para atualizar o XML. Com essa atualização, sua nota fiscal será autorizada normalmente.

Last updated