Rejeição 778: Informado NCM inexistente [nItem:*]

A Rejeição 788 indica que o NCM de um dos produtos da sua nota está incorreto ou é inválido, se você estiver recebendo essa rejeição ao transmitir essa NF veja por este passo a passo como corrigir.

Como isso ocorre?

A rejeição acontece quando é informado um NCM inexistente ou que já expirou na base de dados da SEFAZ.

Como corrigir?

1° Identificar qual produto está com o NCM errado

Para descobrir qual produto está errado, observe a informação após o erro em [nItem:1], que indica que o erro ocorre no primeiro produto inserido na nota.

2° Verificar se o NCM está na base da SEFAZ

Acesse o site da SEFAZ, na aba "Documentos" > "Diversos". Lá, você encontrará um arquivo em Excel disponível para download, que contém todos os NCMs disponíveis para utilização. Dentro dele, você pode consultar o NCM e verificar se está disponível na tabela de NCMs.

Caso não encontre o NCM, recomendamos que entre em contato com sua contabilidade ou fornecedor para obter o NCM correto para o produto.

3° Alterar para um NCM válido.

Após encontrar o NCM correto para o produto selecionado, é necessário atualizar o cadastro do produto em "Cadastros" > "Produtos". Acesse o cadastro do produto que precisa ter o NCM alterado e na aba de NCM realize a correção depois clique em “Salvar”.

4° Remover o produto da nota e adicioná-lo novamente

Após realizar a alteração, remova o produto da nota e selecione-o novamente, para as novas informações sejam atualizadas na nota. Para remover clique nos três pontos que aparece ao lado direito do produto na NFe

Depois de inserir o produto na nota novamente, apenas o produto que foi alterado o NCM é necessário fazer este procedimento.

5° Reenviar a nota

Após inserir o produto novamente na nota, pode estar enviando a nota para autorização em “Salvar e enviar” novamente.

Last updated